terça-feira, 15 de maio de 2012

Governo inicia campanha para vacinar 1,4 mi de animais



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), iniciou, na manhã de quarta-feira (2), a primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a febre aftosa. A ação – que se estende durante todo o mês de maio – prevê a imunização de cerca de 1,4 milhão de animais, sendo 1,2 milhão de bovinos e os demais bubalinos. O objetivo principal da campanha é imunizar, no mínimo, 90% do rebanho paraibano, para, assim, elevar o Estado ao status de zona livre da doença. A segunda etapa já está agendada para o próximo mês de novembro.
“O Governo da Paraíba e todos os órgãos parceiros estão empenhados para que as ações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura sejam executadas e as metas alcançadas”, explicou, acrescentando que o Estado vai avançar na luta contra a doença, sobretudo pelo fato de as condições estarem favoráveis a isso. “Tenho certeza que, ao chegar ao final do ano, vamos dizer que conseguimos alcançar nosso objetivo, pois temos fortalecido apoios e buscado os criadores para orientá-los e conscientizá-los”.

O procedimento de vacinação é simples e deve ser feito pelo próprio criador – que é responsável pela aquisição das doses. A vacina tem dosagem específica de 5 ml e precisa ser mantida na temperatura de 2º C a 8º C. Os criadores que já são atentos para a importância da imunização não perdem tempo.

A campanha – Apesar da participação fiel de alguns criadores, O secretário executivo da Agropecuária e coordenador da campanha, Rômulo Montenegro, disse que o índice vacinal paraibano tem sido baixo, sobretudo pela inconsistência de cadastro de criadores e rebanhos. Para tentar fortalecer a ação, na Paraíba, a imunização contra a aftosa está contando com o trabalho de uma equipe superior a 100 profissionais, que estão divididos em funções distintas.

A aftosa - A febre aftosa é uma doença grave que ataca bovinos, caprinos, ovinos, suínos e bubalinos. Sua transmissão acontece através do contato com animal doente, através do ar, das fezes, da saliva e do leite. Pessoas que lidam com animais podem transmitir a doença. Os principais sintomas são aftas na língua, febre, baba em excesso, lesões no casco e lesões nas tetas. Mais informações sobre a doença e a vacina podem ser obtidas por telefone, pelos números 0800-281-3031, (83) 3216-6318 ou (83) 3216-6319.

Nenhum comentário:

Postar um comentário