segunda-feira, 5 de março de 2012

O futuro da produção do leite na Paraíba


A Comissão do Leite da Paraíba esteve reunida, na última semana, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) para discutir e buscar soluções para os gargalos da produção leiteira do estado. A defasagem do preço do leite e o desabastecimento do Programa do Leite da Paraíba foram os principais temas abordados.
Os produtores afirmam que os reajustes no valor do leite concedidos pelo programa do Governo Federal nos últimos 10 anos não acompanharam a realidade e o aumento dos custos da produção. Segundo a pesquisa mais recente apresentada pela Embrapa Gado de Leite, no período de 2010/2011, o custo da produção subiu em 19,2%, enquanto o reajuste oferecido foi de apenas 17,4%. “O reajuste não cobre os gastos com a produção, mas será bem recebido pelos produtores. No entanto, qualquer valor abaixo disso, torna a produção de leite inviável no nosso estado”, afirmou o presidente da FAEPA, Mário Borba.
Durante a reunião, a Comissão elaborou um documento com os dados da situação atual, solicitando o realinhamento do preço do leite. O documento foi apresentado pelo presidente da FAEPA, Mário Borba,  29/02, à Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para posterior encaminhamento à coordenação do Programa Nacional do Programa do Leite (MDS e MAPA). “O reajuste do preço não é a solução final para o leite, mas é um passo a ser dado para o equilíbrio da situação”, afirmou o Assessor Técnico da FAEPA, Domingos de Lélis.
A solução, segundo a Comissão do Leite da Paraíba, está na criação de um programa estadual de melhoria da produção leiteira, com foco na redução de custos com a produção e aumento da qualidade e quantidade do leite produzido. Com este objetivo, a FAEPA, juntamente com o SENAR-PB e outras instituições como Sebrae, Banco do Brasil, SEDAP e Projeto COOPERAR estão elaborando um projeto que envolve desde a organização e capacitação do produtor rural até a assistência técnica e apoio financeiro para investimentos e busca de novos mercados para o leite da Paraíba. O projeto final deverá ser apresentado nas próximas semanas e a previsão é que ele seja executado ainda em 2012.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475

Nenhum comentário:

Postar um comentário